AS 5 CHAVES PARA PREVENIR E SUPERAR A ANSIEDADE

Muitos dizem que a ansiedade é o excesso de futuro, e essa é uma grande verdade. O que poucos sabem é como este sentimento é produzido em nós.



Segundo a OMS o Brasil é o pais mais ansioso do mundo. Sofremos uma epidemia de ansiedade e nem nos damos conta disso. A ansiedade é um dos problemas emocionais mais comuns e crescente da atualidade. Infelizmente a forma como vivemos hoje potencializa esse cenário e traz muito sofrimento aos portadores e seus familiares.


Quando focamos demasiadamente no futuro, abrimos mão de experimentar o agora e projetamos em nossa mente, hoje, um cenário que ainda não aconteceu. A pegadinha aqui, é que nosso cérebro não sabe distinguir o real do imaginário e acabamos trazendo para o hoje um sofrimento real de uma possibilidade de futuro. Possibilidade porque nossas projeções estão longe de ser uma realidade. Segundo Leahy, Robert L., 85% de nossas preocupações não ocorrerão, ainda segundo o autor, isso ocorre porque sempre projetamos o pior cenário e acabamos não considerando outras possibilidades.


E por que somos tão ansiosos?


A ansiedade é uma emoção que desencadeia em nós um estado de alerta, de sobrevivência. No geral, seu papel deveria ser nos manter vivos. Porém, com a evolução humana, esse sentimento foi transferido, por similaridade, para diversas áreas de nossa vida. É como se estivéssemos sempre correndo risco de morte.


Ansiedade e sua generalização


João quando criança havia passado por várias dificuldades, inclusive fome. Era o filho mais velho de uma grande família, onde a renda familiar não era suficiente para manter todos os custos e uma boa alimentação. Na fase adulta, João começa a perceber que há algo de diferente na companhia em que trabalha e por imaginar uma possível demissão é tomado por uma imensa ansiedade. O que João não percebe, é que a associação que fez de forma inconsciente, está diretamente ligada ao fato de que se ele perder o trabalho, lhe faltará comida e sem comida ele e sua família morrem.


Nosso cérebro faz muitas associações com base em nossa experiências e percepções de vida, e em sua maioria são elas que nos fazem ansiosos. Nestes casos precisamos ir a fundo na raiz de nossos sentimentos e entendermos que por maior que seja a dificuldade estamos aqui e conseguimos, superamos, fomos capazes.


A boa notícia é que podemos evitar o surgimento da ansiedade, além de acalmar seus sintomas quando estes aparecerem.


Segue abaixo 5 chaves para prevenir e superar a ansiedade:


1) FALE SOBRE SEUS PROBLEMAS – Tenha sempre amigos por perto, dividir suas dificuldades com pessoas próximas pode ajudá-lo a visualizar o problema do lado de fora. Evite o isolamento, a solidão potencializa a chance de você sofrer de ansiedade.


2) PRATIQUE O RELAXAMENTO – Quando somos tomados de ansiedade a primeira parte do corpo a ser atingida são nossos ombros.


3) USE A RESPIRAÇÃO COMO MEIO DE EVITAR A TENSÃO – A respiração cadenciada e profunda proporciona calma diante de um estado de ansiedade ou angustia.


4) ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE – Estudos comprovam que uma alimentação rica em proteínas no desjejum mantém o equilíbrio bioquímico do organismo e previnem pensamentos ansiosos. Mantenha uma alimentação saudável e inicie o dia com leite de soja, pão integral e frutas frescas.


5) PARADA DO PENSAMENTO – É extremamente eficaz. Imagine que o motivo de sua ansiedade seja ligado a uma doença fatal. Ao ser tomado por esse temor de contrair a doença, no primeiro indício de aproximação do pensamento, diga “NÃO!”, e pense imediatamente em outra coisa ou realize uma atividade que possa distrair sua mente.


Renato Zancheti

Master Coach

Hipnoterapeuta

Constelador Familiar


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo