top of page

AS 5 CHAVES PARA PREVENIR E SUPERAR A ANSIEDADE

Muitos dizem que a ansiedade é o excesso de futuro, e essa é uma grande verdade. O que poucos sabem é como este sentimento é produzido em nós.



Segundo a OMS o Brasil é o pais mais ansioso do mundo. Sofremos uma epidemia de ansiedade e nem nos damos conta disso. A ansiedade é um dos problemas emocionais mais comuns e crescente da atualidade. Infelizmente a forma como vivemos hoje potencializa esse cenário e traz muito sofrimento aos portadores e seus familiares.


Quando focamos demasiadamente no futuro, abrimos mão de experimentar o agora e projetamos em nossa mente, hoje, um cenário que ainda não aconteceu. A pegadinha aqui, é que nosso cérebro não sabe distinguir o real do imaginário e acabamos trazendo para o hoje um sofrimento real de uma possibilidade de futuro. Possibilidade porque nossas projeções estão longe de ser uma realidade. Segundo Leahy, Robert L., 85% de nossas preocupações não ocorrerão, ainda segundo o autor, isso ocorre porque sempre projetamos o pior cenário e acabamos não considerando outras possibilidades.


E por que somos tão ansiosos?


A ansiedade é uma emoção que desencadeia em nós um estado de alerta, de sobrevivência. No geral, seu papel deveria ser nos manter vivos. Porém, com a evolução humana, esse sentimento foi transferido, por similaridade, para diversas áreas de nossa vida. É como se estivéssemos sempre correndo risco de morte.


Ansiedade e sua generalização


João quando criança havia passado por várias dificuldades, inclusive fome. Era o filho mais velho de uma grande família, onde a renda familiar não era suficiente para manter todos os custos e uma boa alimentação. Na fase adulta, João começa a perceber que há algo de diferente na companhia em que trabalha e por imaginar uma possível demissão é tomado por uma imensa ansiedade. O que João não percebe, é que a associação que fez de forma inconsciente, está diretamente ligada ao fato de que se ele perder o trabalho, lhe faltará comida e sem comida ele e sua família morrem.


Nosso cérebro faz muitas associações com base em nossa experiências e percepções de vida, e em sua maioria são elas que nos fazem ansiosos. Nestes casos precisamos ir a fundo na raiz de nossos sentimentos e entendermos que por maior que seja a dificuldade estamos aqui e conseguimos, superamos, fomos capazes.


A boa notícia é que podemos evitar o surgimento da ansiedade, além de acalmar seus sintomas quando estes aparecerem.


Segue abaixo 5 chaves para prevenir e superar a ansiedade:


1) FALE SOBRE SEUS PROBLEMAS – Tenha sempre amigos por perto, dividir suas dificuldades com pessoas próximas pode ajudá-lo a visualizar o problema do lado de fora. Evite o isolamento, a solidão potencializa a chance de você sofrer de ansiedade.


2) PRATIQUE O RELAXAMENTO – Quando somos tomados de ansiedade a primeira parte do corpo a ser atingida são nossos ombros.


3) USE A RESPIRAÇÃO COMO MEIO DE EVITAR A TENSÃO – A respiração cadenciada e profunda proporciona calma diante de um estado de ansiedade ou angustia.


4) ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE – Estudos comprovam que uma alimentação rica em proteínas no desjejum mantém o equilíbrio bioquímico do organismo e previnem pensamentos ansiosos. Mantenha uma alimentação saudável e inicie o dia com leite de soja, pão integral e frutas frescas.


5) PARADA DO PENSAMENTO – É extremamente eficaz. Imagine que o motivo de sua ansiedade seja ligado a uma doença fatal. Ao ser tomado por esse temor de contrair a doença, no primeiro indício de aproximação do pensamento, diga “NÃO!”, e pense imediatamente em outra coisa ou realize uma atividade que possa distrair sua mente.


Renato Zancheti

Master Coach

Hipnoterapeuta

Constelador Familiar


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page