top of page

4 PASSOS PARA ELIMINAR PENSAMENTOS NEGATIVOS

Atualizado: 20 de jan. de 2021

Em provérbios 23:7 diz: “assim como você pensa na sua alma, assim você é!”.


Somos exatamente o que pensamos. Se estamos com pensamentos negativos atraímos coisas negativas, por outro lado, pensamentos positivos atraem otimismo e possibilidades.




Quando percebemos o caos em “nosso mundo”, via de regra somos levados a pensamentos ruins, pensamentos de culpa, de julgamento. Na busca por respostas que justifiquem este momento, passamos a reviver o sentimento por várias e várias vezes. Todo pensamento negativo é seguido de um sentimento ruim e posteriormente um desconforto no corpo. O corpo é última parte que externa nossos pensamentos.


Podemos ter pensamentos negativos sobre coisas, momentos, mas principalmente sobre pessoas e histórias. É quando perdemos um emprego e ficamos focados em descobrir onde erramos, por que isso aconteceu. Acreditamos que ao olhar para aquela história por várias vezes vamos achar uma solução, algo que finalmente nos faça entender o que aconteceu. Fomentamos o pensamento ruim na busca por repostas que nos ajudem a entender a desordem pela qual estamos passando. O que não damos conta é que é exatamente essa busca por solucionar o problema que nos faz permanecer no sentimento de dor e sermos consumidos por nossos pensamentos.


Quando ruminamos estes pensamentos, evitamos situações prazerosas, perdemos a sensibilidade em relação ao outro, é como se víssemos o mundo a partir do buraco da nossa própria dor. Nestes casos não sobra espaço para colocarmos coisas positivas em nossa vida.


Na permanência desses pensamentos, tendemos a acreditar que não somos capazes de mudanças, de transformações e ficamos estáticos na dor presente.


A boa notícia! Podemos controlar nossos pensamentos, podemos aprender a lidar com eles, podemos fazer disso um hábito.


Segue abaixo 4 passos para mudança de padrão de pensamento.


1. PERCEBER O PENSAMENTO – Para mudarmos o padrão do nosso pensamento é necessário trazê-lo a consciência. Uma forma de fazermos isso é por meio da meditação

2. DESGRUDAR O PENSAMENTO – Anotar o pensamento é uma forma de vê-lo pelo lado de fora. É como se você tivesse tirando ele de dentro e pudesse analisa-lo de um outro ângulo, de forma imparcial. Após anotar o pensamento negativo, tome como habito a repetição da frase abaixo, antes de dormir e ao se levantar.

Eu não sou aquilo que eu penso

As vezes tomamos nosso pensamento como uma verdade absoluta, no entanto ele não passa de uma possibilidade.


3. SOLTAR O PENSAMENTO – Pratique o Perdão.

4. REDIRECIONE SUA ATENÇÃO – Quando focamos em outras coisas aliviamos o pensamento. Redirecione sua atenção para uma sensação física, sentimento de gratidão, compaixão ou alguma atividade prazerosa que envolva outras pessoas.

Renato Zancheti

Master Coach

Hipnoterapeuta

Constelador Familiar

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page