Em provérbios 23:7 diz: “assim como você pensa na sua alma, assim você é!”.
Somos exatamente o que pensamos. Se estamos com pensamentos negativos atraímos coisas negativas, por outro lado, pensamentos positivos atraem otimismo e possibilidades.
Quando percebemos o caos em “nosso mundo”, via de regra somos levados a pensamentos ruins, pensamentos de culpa, de julgamento. Na busca por respostas que justifiquem este momento, passamos a reviver o sentimento por várias e várias vezes. Todo pensamento negativo é seguido de um sentimento ruim e posteriormente um desconforto no corpo. O corpo é última parte que externa nossos pensamentos.
Podemos ter pensamentos negativos sobre coisas, momentos, mas principalmente sobre pessoas e histórias. É quando perdemos um emprego e ficamos focados em descobrir onde erramos, por que isso aconteceu. Acreditamos que ao olhar para aquela história por várias vezes vamos achar uma solução, algo que finalmente nos faça entender o que aconteceu. Fomentamos o pensamento ruim na busca por repostas que nos ajudem a entender a desordem pela qual estamos passando. O que não damos conta é que é exatamente essa busca por solucionar o problema que nos faz permanecer no sentimento de dor e sermos consumidos por nossos pensamentos.
Quando ruminamos estes pensamentos, evitamos situações prazerosas, perdemos a sensibilidade em relação ao outro, é como se víssemos o mundo a partir do buraco da nossa própria dor. Nestes casos não sobra espaço para colocarmos coisas positivas em nossa vida.
Na permanência desses pensamentos, tendemos a acreditar que não somos capazes de mudanças, de transformações e ficamos estáticos na dor presente.
A boa notícia! Podemos controlar nossos pensamentos, podemos aprender a lidar com eles, podemos fazer disso um hábito.
Segue abaixo 4 passos para mudança de padrão de pensamento.
1. PERCEBER O PENSAMENTO – Para mudarmos o padrão do nosso pensamento é necessário trazê-lo a consciência. Uma forma de fazermos isso é por meio da meditação
2. DESGRUDAR O PENSAMENTO – Anotar o pensamento é uma forma de vê-lo pelo lado de fora. É como se você tivesse tirando ele de dentro e pudesse analisa-lo de um outro ângulo, de forma imparcial. Após anotar o pensamento negativo, tome como habito a repetição da frase abaixo, antes de dormir e ao se levantar.
Eu não sou aquilo que eu penso
As vezes tomamos nosso pensamento como uma verdade absoluta, no entanto ele não passa de uma possibilidade.
3. SOLTAR O PENSAMENTO – Pratique o Perdão.
4. REDIRECIONE SUA ATENÇÃO – Quando focamos em outras coisas aliviamos o pensamento. Redirecione sua atenção para uma sensação física, sentimento de gratidão, compaixão ou alguma atividade prazerosa que envolva outras pessoas.
Renato Zancheti
Master Coach
Hipnoterapeuta
Constelador Familiar
留言