logo wht-01.png

de Carreira

Autocoaching

Trabalho (1).png
Cérebro.png
Procrastinação.png

Desafio Profissional!

Felizmente grandes carreiras não caem do céu, o que quer dizer que ser um grande profissional não é para qualquer um. O desenvolvimento de carreira depende de trabalho duro, vontade de aprender e um bom planejamento. Sem um plano, você é apenas mais um no mercado de trabalho.

Estagnar numa profissão, realizando sempre as mesmas tarefas para as quais foi treinado ou contratado, será um golpe duro para a sua motivação, autorrealização e autoestima. Infeliz num cargo, em pouco tempo, você desenvolverá estresse, ansiedade e depressão.

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Inscreva-se agora

Me siga

Autodesenvolvimento

Autodesenvolvimento é o ato de assumirmos a responsabilidade pelo nosso processo evolutivo. Com isso, buscarmos recursos e nos inserirmos em condições em prol de romper padrões e melhorar nos aspectos profissional e pessoal.

Você já deve ter se perguntado, mas como posso planejar minha carreira?

Antes de iniciarmos por aqui é importante se fazer alguns questionamentos para identificarmos seu estado atual.

1. Ser

Quem é você?

Digital Preto e Branco - 02.png

Pense sobre seus sonhos, projetos, medos, ansiedades e preocupações.

2. Fazer

O que você tem feito?

Digital Preto e Branco - 02.png

Onde tem trabalhado e fazendo o quê? Quais cursos tem feito? Você se sente feliz com vida que tem levado todos os dias?

3. Ter

O que você tem?

Digital Preto e Branco - 02.png

Onde mora? Que carro possui? Quais roupas veste? Quais são os maiores bens que você tem?

Se após responder estes questionamentos você entender que esta tudo ótimo, que é exatamente o profissional que gostaria de ser, meus parabéns!!! Você já tem uma carreira de sucesso.

 

Mas, se você acredita que pode melhorar sua carreira e se desenvolver como profissional, você está no lugar certo, vamos juntos construir essa história. 

Se vamos continuar essa jornada, você deve estar se perguntando, mas como posso construir uma carreira de sucesso?

Para chegar em algum lugar é necessário saber onde. 

Então vamos lá, pense e reflita sobre os questionamentos abaixo:

O que você pretende alcançar na sua jornada profissional?

Você já sabe aonde quer chegar em sua carreira?

Tem clareza sobre as oportunidades presentes em sua carreira mesmo diante de cenários que apresentam mudanças ou mesmo crises?

O mundo nunca foi tão tecnológico como hoje, tudo está literalmente na palma da mão. Pessoas de todas as idades e diferentes realidades sociais estão se redescobrindo no modo de comprar, trabalhar, estudar, se exercitar etc.

 

A conta é bem simples, como existe um processo de transformação do consumidor é natural que as empresas busquem o que há de melhor para atender essa nova demanda. Isso já era uma verdade antes da pandemia, agora mais do que nunca o profissional deve acelerar o passo no desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos e acima de tudo, atitude.

Em busca dessa eficiência em seus resultados as organizações se tornaram cada vez mais exigentes, não somente das qualificações profissionais, mas também das técnicas comportamentais.

Ao fazermos uma análise mais detalhada, percebemos que as instituições, independentemente de que natureza sejam, buscam obter um capital humano criativo, flexível, curioso, que saiba trabalhar em equipe. Tenho certeza de que você já percebeu isso, basta dar uma olhada nos anúncios de emprego em sites especializados de busca.

Diante desse desafio, você deve avaliar a sua carreira, listar ações e registrar tudo que seja necessário.

Avaliação da Carreira

“Quem não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve”. Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Para avaliar sua carreira, pense em longo prazo e reflita sobre às seguintes questões:

Qual é o seu objetivo de carreira?

1

Você está satisfeito com a carreira que escolheu?

2

Quais são as competências exigidas pelo mercado de trabalho na sua área?

3

Como os aspectos comportamentais, emocionais e motivacionais influenciam o contexto profissional?

4

Quanto você já se desenvolveu em sua carreira?

5

O que pessoas bem-sucedidas na carreira que você escolheu fizeram para ter boas oportunidades?

6

Como você pode perceber oportunidades para ter sucesso e crescer na carreira mesmo em momentos de crise?

7

LISTAGEM DAS AÇÕES

Liste todas as ações que você pode realizar para melhorar seu desempenho pessoal. Existem empresas que oferecem aos colaboradores programas de desenvolvimento e plano de carreira, por exemplo, mas estamos falando aqui das ações às quais você pode dar início sem esperar que os outros façam por você. São ações que dependem de você ou que você já vislumbrou que podem ajudá-lo a progredir na carreira tão sonhada.

Com base em sua autoavaliação, faça uma lista dando principal foco às ações que possam melhorar sua inteligência emocional e seu nível de resiliência. Neste momento, também leve em consideração a necessidade de desenvolver capacidades técnicas. Lembre-se de colocar prazo para realizar todas as ações!

Se você chegou até aqui e por algum motivo acredita que já investe em sua carreira, mas não tem obtido o resultado que deseja, é possível que você esteja em um ciclo autossabotagem.

No vídeo abaixo eu explico melhor sobre o assunto com um exemplo muito prático.

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Inscreva-se agora

Me siga

REGISTRO DO PLANO DE AUTODESENVOLVIMENTO

Por fim, coloque todo o seu planejamento no papel para poder executar as ações definidas. A ciência mostra que escrever seus objetivos pode ajudar a alcançá-los!

Comente abaixo o que mais te chamou atenção neste módulo.